Construção Verde

Quem diria que seria possível ter um jardim no telhado, mas isso já é realidade e esta ideia implantada por arquitetos e construtores está se espalhando por todo o mundo. Além da beleza que chama a atenção, construções cobertas por plantas, flores e até pequenas árvores são capazes de mitigar muitos problemas ambientais, comuns onde telhados convencionais são predominantes, como o excesso de poluição, poeira e calor.

A superfície verde funciona como um isolante térmico, reduzindo as oscilações de temperatura e, consequentemente, a energia gasta para aquecer e resfriar o interior do local. Além disso, os substratos de terra e argila presentes no eco telhado são capazes de absorver até 70% da água da chuva, reduzindo o transbordamento de esgotos, aumentando a vida útil dos sistemas de escoamento e devolvendo uma água mais limpa para a bacia hídrica circundante.

Para completar, as plantas ainda retêm as partículas suspensas de poeira e poluição, melhoram a acústica do ambiente, garantem sombra e durante o processo de fotossíntese, produzem um ar mais puro para a região.

Por estas vantagens esse mercado está em expansão, mas é preciso tornar a implantação deste sistema mais dinâmica e acessível, informar melhor a sociedade dos benefícios da técnica, intensificar estudos e pesquisas que aprimorem a tecnologia, rever alguns critérios da legislação e reforçar a participação dos governos na propagação desta novidade.

Confira os posts relacionados à Construção Verde