Idéias inteligentes a favor do meio ambiente sempre dão certo. Quem diria que contêineres usados para transporte marítimo de carga, quando descartados, poderiam virar construções práticas, baratas e algumas até mesmo luxuosas. No Brasil, estes caixotes de aço começam a aparecer como uma alternativa sustentável.
As possibilidades, embora pareçam limitadas devido ao formato padronizado da matéria-prima, surpreendem. Mas os grandes atrativos são mesmo a rapidez da obra, uma casa-contêiner pode sair do papel em três meses, mas a moda também está pegando entre os arquitetos na construção de hotéis e republicas de estudantes.
Um exemplo deste projeto fica em Chicuero, nos arredores de Santiago, no Chile, a casa de 93 m² planejada pelo arquiteto Sebastian Irarrazaval. Criada para ser a casa de hóspedes de uma residência, ela chegou ao terreno 90% pronta. Bastou conectar os quatro contêineres entre si e ligá-los às redes de luz e água existentes. Para dar sustentação a eles, blocos pré-fabricados de concreto, do tipo usado em guardrails, foram fixados em dormentes por meio de placas metálicas.
Esta é uma boa alternativa para a reutilização desde material que tem a vida útil de 10 anos, que depois de descartados ficam entulhados nos portos e demoram muito tempo para se decompor. Afinal, para onde iriam todos os contêineres daqui algumas décadas?


Nenhum comentário:
Postar um comentário