É comum falar sobre os benefícios da prática de exercícios físicos, entretanto, as informações sobre a melhoria que o esporte pode causar no cérebro dos praticantes ainda são pouco compartilhadas.
De acordo com cientistas, fazer artes marciais, dança e natação pode favorecer o bombeamento de sangue, resultando em mais oxigênio pelo corpo. Se os exercícios forem regulares os riscos da pessoa sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) são reduzidos.
As pesquisas sobre esta relação foram coordenadas pelo professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, Li Li Min. Segundo ele, os exercícios estimulam a criação de novos neurônios, o que contradiz a informação de que as pessoas nascem com uma quantidade certa de neurônios e tais números diminuem ao longo dos anos.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e vinte sedentários. Naqueles que praticam esportes foi percebido um aumento na massa cinzenta. Tal “ampliação” da massa do cérebro também foi uma descoberta. Acreditava-se que apenas algumas doenças poderiam causar este aumento do órgão, mas o Professor Min apontou que, assim como os músculos do corpo, o cérebro também pode “ganhar massa” e dependendo de qual região isto ocorre, o ganho está associado à determinada prática esportiva.


Nenhum comentário:
Postar um comentário