A Atacama Solar Challenge, corrida de carros movidos a energia solar, ocorreu entre o fim de setembro e final de outubro deste ano, com o intuito de estimular o uso de tecnologias solares no Chile e em toda América Latina.
Os carros percorreram 1060 quilômetros no deserto do Atacama, no Chile. O local apresenta um dos maiores níveis de radiação solar do mundo. A competição divide-se em duas categorias: a primeira, chamada Desafio Solar, para carros de alta tecnologia que usam apenas energia solar e a segunda, chamada Rota Solar, para veículos de baixo custo, de no máximo US$ 7 mil, onde é permitido que os veículos também sejam impulsionados por energia humana.
Foram inscritos 30 times na competição, de sete nacionalidades, sendo 18 equipes do Chile. Todos os participantes são estudantes universitários de países da América Latina.
O Coordenador Geral do Atacama Solar Challenge, Leandro Valencia, demonstrou bastante otimismo. "O que aconteceu é uma grande conquista para o desenvolvimento energético no Chile e na América Latina. Temos mostrado que as energias renováveis, como solar, são uma alternativa viável no nosso continente”.


Nenhum comentário:
Postar um comentário