Ben Ripple e Frederick Schilling, donos da empresa de alimentos artesanais Big Tree Farms, se preparam para inaugurar uma nova fábrica de chocolates orgânicos em Bali. O grande diferencial da construção é o fato de ser feita inteiramente de bambu.
As obras contam com mais de 30 funcionários e esse deve ser o maior edifício comercial feito de bambu em todo o mundo, com 23,5 mil m². A estética da fábrica manteve os padrões balineses, porém alguns cuidados específicos foram tomados, como o uso de um selador especial no revestimento, para que o local pudesse processar alimentos com segurança.
O bambu é um material abundante na natureza, o que o torna muito mais sustentável que estruturas de aço. Até mesmo o telhado da fábrica é sustentável, feito de palha.
A Green School, fundada em Bali, serviu de inspiração ao arquiteto Pete Celovsky, quando o projeto da fábrica de chocolates foi idealizado. A escola também foi inteiramente construída com bambu e os alunos que lá estudam recebem aulas sobre esta técnica de construção sustentável, para que possam agir como multiplicadores.
Além da estrutura ambientalmente correta, Ripple destaca que a fábrica exercerá função social ao apoiar os produtores locais, utilizar a agricultura biológica e também implantar práticas de comércio justo. O dono da fábrica de chocolates já vem fazendo isso desde 2000, quando a Big Tree Farms teve início.
Os chocolates comercializados pela dupla norte-americana são feitos de cacau orgânico e, em 2008, eles passaram a concentrar sua força também na produção do açúcar de coco, um adoçante sustentável.


Nenhum comentário:
Postar um comentário