28 de junho de 2012

Rio+20

Em junho, o Brasil sediará o Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU.

Líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Entre as metas deve ser incluída a redução das emissões de CO2 em 50% até 2050, o consumo consciente da água e a erradicação da pobreza.

Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola - afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário