17 de fevereiro de 2014

Edifícios sustentáveis


Os edifícios verdes são uma alternativa sustentável para conter os impactos negativos gerados pelos prédios no Brasil. Para amenizar esses problemas, arquitetos e engenheiros elaboraram um projeto que visa a construção de edifícios sustentáveis. A ideia é continuar construindo prédios verdes, mas com menos impacto ambiental e maiores ganhos sociais. O projeto considera, ainda, todo o ciclo de vida do edifício, desde a construção, até seu uso e manutenção.

Apesar de não muito conhecidos, os edifícios sustentáveis no Brasil são muitos. O país é o quarto país do mundo com mais prédios sustentáveis, com aproximadamente 600 empreendimentos com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e mais de 120 certificados pelo Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) – certificação internacional de construções sustentáveis baseada no processo francês Démarche HQE, desenvolvido e adaptado à regulamentação brasileira pela Fundação Vanzolini. Conheça alguns deles:

• Eldorado Business Tower (SP): em São Paulo, na avenida Nações Unidas, o prédio sedia 16 empresas e tem, dentre as soluções adotadas, a utilização de bacias sanitárias com sistema dual flush, que proporciona uma economia de 30% de água. Além disso, para otimizar o uso da energia elétrica, os elevadores possuem sistema de frenagem regenerativa, que reflete em economia de até 37% em comparação aos elevadores convencionais.


• Rochaverá Corporate Towers (SP): na Vila Gertrudes em São Paulo, o complexo de escritórios de alto padrão tem como principais objetivos a redução de impactos durante a sua construção e o aproveitamento dos recursos na fase de operação do empreendimento.



Fonte: Pensamento Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário